A obra de Lis Marina Oliveira é feita a partir do compromisso com o corpo no tempo e no espaço da percepção. A pesquisa poética se faz a partir do uso de materiais comuns elevados a uma condição especial. Os elementos que constituem as obras se mesclam em contraposições características da arte contemporânea. O cimento se relaciona com o feltro, a performance entra em contato com a fotografia, a obra muda de lugar e nos provoca uma surpresa, a surpresa de estarmos no mundo, envolvidos pelos mistérios da existência.
Aqui nesse conjunto de propostas poéticas, a pesquisa artística se expande de acordo com as possibilidades apresentadas pelo material e pela manipulação da artista. A matéria do mundo se empresta a variações.
O recorte para essa exposição apresenta alguns conjuntos de pesquisas feitas entre 2013 e 2022. Tem-se a ênfase figurativa na fotografia, reduzida a uma mínima existência luminosa ou a um enredo enodado na performance. Tem-se o compromisso com a tridimensionalidade, concentrado na rudeza da matéria numa ampla série de experimentações formais que nos arremessam na produção de sentidos.
A imagem e os elementos visuais são manipulados de diversas maneiras. As formas, ora indicativas do humano, ora reforçadoras da condição de vida, são desdobradas da geometria e da emoção. A vivência pulsa em cada obra.
Da luz para o cimento, da figura para o espaço, do detalhe para o tempo, a obra de Lis Marina Oliveira instiga o olhar e o pensar numa ideia conjunta com os objetos artísticos e nos estimula a imaginar um mais além da matéria e da percepção.
Vida longa para a pesquisa em arte. Mergulho profundo na produção criativa.
Seguimos juntos!
Ficha Técnica:
Produção Nina Ricardo • Curadoria Carlos Lin • Expografia Carlos Lin • Assessoria de Imprensa Renato Acha • Design e Diagramação Nina Ricardo • Fotografia Beatriz de Oliveira e Estúdio 7um13 • Montagem Michael Douglas • Monitoria Débora Passos • Realização Casa Aerada Varjão