Na superada querela pintura versus desenho, Nelson Maravalhas, parece não ter tomado partido entre as categorias… A exploração abundante das duas técnicas, a falta de uma ideia preconcebida antes do ato de desenhar, somada à intimidade com os materiais, ocasionou um tipo de experimentação sem amarras quando usa o papel como suporte. Os trabalhos resultantes dessa produção, cinquentenária, reforçam o alargamento das fronteiras, gerando dúvidas em se tratar de desenho ou pintura.
Assim, ora seus trabalhos exploram mais a linguagem do desenho propriamente dito, enaltecendo o uso da linha e do espaço branco do papel, ora se apresentam com características mais pictóricas trabalhando com elementos próprios da pintura como manchas, ausência de contornos ou definições claras. Numa espécie de embaralhamento formal entre as categorias Wölfflianas de linear e pictórico.
Portanto, na exposição Ossos sob Trapos, a escolha dos desenhos se deu a partir de pequenos agrupamentos. O intuito é mostrar ao público trabalhos de fases distintas e cronologicamente distantes uns dos outros – um pequeno panorama de sua produção em papel. Neste recorte, é possível identificar as distintas soluções visuais que o artista desenvolve mostrando que ele não adere a um estilo único, uma única poética e nem ao uso de um único tipo de material.
Ficha técnica:
PRODUÇÃO EXECUTIVA Nina Ricardo • CURADORIA Nuára Visintin • MÍDIAS SOCIAIS Gabriela Castro e Guido Barbosa • ASSESSORIA DE IMPRENSA Renato Acha • DESIGN Be Moreira • ILUMINAÇÃO Jó Calipoteo • PINTURA Michael Douglas • FOTOGRAFIA e VÍDEO Estúdio 7um13 e Jean Peixoto • MONTAGEM Nina Ricardo • SINALIZAÇÃO E PLOTAGEM Artes Visuais – comunicação visual • MEDIAÇÃO Carmem Martins • Realização Casa Aerada Varjão