Novo espaço autônomo de Arte Contemporânea do Distrito Federal. Um local de convivência, aberto ao público, com atividades relacionadas à produção, pesquisa, ensino, orientação e exposições”.
Assim se apresenta a Casa Aerada Varjão em seu primeiro convite de abertura em 2021. Nesses primeiros anos a Casa Aerada se consolida cada vez mais como um espaço de difusão, pesquisa, de troca e aconchego com a intenção pungente de estabelecer diálogos cada vez mais amplos com seus pares e principalmente com seus arredores, na perspectiva de reconhecer, valorizar e ampliar as manifestações culturais, em todas as suas pluralidades em um espaço rico e pulsante como o Varjão. Nosso desejo é ser um eco de nossas comunidades.
Em nossa trajetória realizamos onze exposições, recebemos cerca de trinta e sete artistas, sete curadores, pesquisadores, empregamos sete mediadores, promovemos sete rodas de conversa, uma residência orgânica resultado de uma exposição coletiva que se transmutou além da simples curadoria e montagem, tornando-se um espaço de produção e troca. Promovemos um lançamento literário, um show experimental, visitas escolares, visitas espontâneas, contamos 1382 assinaturas, trabalhamos o fortalecimento de uma rede de colaboradores, valorizando a economia local, de um público cativo, um processo ainda embrionário de educação de público e pertencimento regional. Estabelecemos diálogos com nossos arredores, trouxemos visitantes de outras localidades e regiões para o Varjão, diluindo distâncias.
Desenvolvemos processos de acompanhamento crítico, orientação, montagem de portfólio, precificação, partilhando e multiplicando conhecimentos dentro e fora das lógicas de mercado. Em meio aos cafés na varandinha ao fundo, as conversas projetam planos. A Casa Aerada Varjão pretende muito mais: continuar a potencializar e fortalecer diferentes vozes, com uma programação plural que se realiza além do centro, coletivamente. Nosso espaço existe como um agente inquieto de expansão do setor cultural, através de ferramentas geradoras de oportunidades, de profissionalização e de repercussões, fazemos isso em posição de igualdade com as comunidades que nos cercam.
Por isso, reconhecemos e agradecemos aos vizinhos, gestores, produtores, curadores, montadores, pintores, artistas, fotógrafos, iluminadores, designers, mediadores, colaboradores diversos, visitantes e amigos que nos fortalecem diariamente. Que continuemos ecoando!
Ficha técnica:
Concepção e Projeto Arthur Gomes Barbosa e Nina Ricardo • Expografia e Montagem Arthur Gomes Barbosa, Nina Ricardo e Rafael Brocchini • Iluminação Jó Calipotéo • Plotagem Artes Visuais – Comunicação Visual • Realização Casa Aerada Varjão