Formas de Antecipar um Fim apresenta o trabalho de cinco jovens artistas de Brasília e suas reflexões individuais e coletivas sobre experiências diante do isolamento da pandemia de 2020.
Débora Passos, por meio do bordado livre, apresenta formas que remetem a corpos femininos e vegetais, às memórias e ancestralidades e ao sonhar. Igor Martinez pratica a ética do olhar atento, revelando paisagens da cidade através da janela – seja da casa, seja da lente fotográfica – em pinturas e desenhos. Moreno Lago verte a inclemência da sociedade em obras que agregam pintura e desenho em composições marcantes. Rafael Brocchini reativa o que foi quebrado para expressar sua intimidade com o mundo, revelando questionamentos existenciais que acessam a coletividade, seja por meio da criação de objetos, do desenho ou da gravura. Samantha Canovas desfaz o que foi tramado, reinventando estruturas prévias, re-textualizando o tecido e trazendo esse material para o campo escultórico. Juntos, os cinco artistas provocam a ampliação de suas próprias estéticas e processos, colocando em prática ações individuais e coletivas, compartilhando impressões sobre a antecipação do fim através da criação.
Para os cinco artistas que integram a mostra, a espera vivida durante os longos dias de isolamento na pandemia não foi somente a suspensão do tempo enquanto continuidade de ações. Foi também a suspensão de trocas e vivências, até mesmo um exílio do mundo exterior na clausura dos próprios quartos. O anseio pelo que seria e pelo que viria, direcionado para suas produções artísticas, configurou-se em forma de antecipação para um fim do que se vivia, uma finalidade de resistência, ou um modo de dar vazão aos sentimentos confinados.
Por isso, Formas de Antecipar um Fim nos mostra, na materialidade de cada obra, o anseio sobre o que estava por vir e a reflexão coletiva do que foi. Na ação criadora de cada um desses artistas, fica explícita a sutil e potente relação entre arte e vida, resiliente diante do inesperado ou do imponderável.
Ficha técnica:
Curadoria e produção Nina Ricardo • Texto Nina Ricardo e Débora Passos • Assessoria de Imprensa Renato Acha • Design e Diagramação Nina Ricardo • Fotografia Estúdio 7um13 e Jean Peixoto • Montagem Michael Douglas • Mediação Débora Passos • Realização Casa Aerada Varjão